BREVE HISTÓRICO DO EVENTO

 

O SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE vem se tornando um importante instrumento de discussão na área da saúde de um modo geral, tornando possível a disseminação do conhecimento. Encontra-se atualmente na proposta da realização da sua quarta edição, sendo realizada anteriormente nos anos de 2005, 2008 e 2009, nas instalações da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Sua primeira edição foi proposta pela iniciativa de alunos do curso de Educação Física em criar um espaço dentro da universidade onde fosse possível discutir temas de Saúde Pública. Na sua última edição no ano de 2009, foram discutidos temas relativos à Saúde do Trabalhador.

 

 

O EVENTO (2012)

 

O IV SIMPÓSIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO SUDOESTE, traz neste ano a temática do O SUS E O CUIDADO À SAÚDE O IDOSO. O evento tem como objetivo criar um espaço de diálogos entre estudantes, profissionais da saúde e comunidade sobre os desafios e as perspectivas para o envelhecimento saudável, para juntos iniciarmos uma formulação moderna de parceria, reunindo integração entre os profissionais da área.

O evento será realizado de 12 a 14 de JULHO de 2012, no Auditório Wally Salomão na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié.

 

 

IMPORTANCIA DO EVENTO

 

O envelhecimento populacional é uma realidade na grande maioria dos países, desencadeando a necessidade de mudanças estruturais e políticas para atender as demandas destes sujeitos. No caso específico do Brasil, o atual panorama demográfico do país denota um acentuado crescimento da população idosa, atualmente existem cerca de 17 milhões de idosos no Brasil, e destes, 12,8% possuem mais de 80 anos de idade.

O aumento do número de idosos no Brasil tem causado um expressivo impacto na saúde publica, devido ao crescente aumento da demanda nos serviços de saúde. Esse aumento da população idosa brasileira pode representar um grave problema para a sociedade se os anos vividos adicionais não forem vividos em condições de saúde adequadas.

Neste sentido, é preciso ressaltar a importância da criação de espaços de debate no intuito de refletir acerca das ações do SUS na atenção à saúde do idoso e propor medidas no sentido de contribuir com o debate e a construção do SUS que queremos.

Diante deste contexto surge o IV Simpósio de Saúde Pública da Região Sudoeste: O SUS e o cuidado à saúde do idoso. Com o intuito de fomentar as possibilidades de discussão entre os profissionais da saúde, áreas afins e a comunidade, por meio da divulgação do conhecimento produzido sobre o tema na perspectiva de suscitar reflexões sobre o panorama do processo de consolidação do Sistema Único de Saúde e o cuidado atenção a saúde da população idosa.

 

 

REALIZAÇÃO

 

 O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde da População (NESP) e tem o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Departamento de Saúde (UESB), Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde (NEAFIS), Laboratório de Saúde Coletiva, além do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES).

 

 

Pesquisar no site

Paulo Fonseca© 2012 Todos os direitos reservados.